Gonorreia: Sintomas, Contágio e Cura – O Guia Completo
Gonorreia: Sintomas, Contágio e Cura – O Guia Completo
Blog Article
A gonorreia é uma das doenças sexualmente transmissíveis mais comuns no mundo, afetando milhões de pessoas todos os anos. Provocada pela bactéria Neisseria gonorrhoeae, essa doença pode afetar tanto homens quanto mulheres, e, se não diagnosticada e tratada, pode resultar em problemas sérios. A seguir, trataremos sobre os indicadores da infecção, meios de contágio, identificação da doença e maneiras de combate da gonorreia.
Definição da Gonorreia
Essa infecção é uma patologia infecciosa que atinge especialmente as estruturas do sistema genital, incluindo canal urinário, cérvix, ânus e faringe. Embora seja facilmente tratável, a não identificação inicial pode levar a consequências graves.
Sinais e Sintomas da Gonorreia
As manifestações clínicas da doença podem variar de acordo com o sexo, e, em certos quadros, a pessoa pode não notar sinais. Caso ocorram, os principais sinais são:
Em Homens:
Eliminação de pus pelo órgão genital
Desconforto ao urinar
Inflamação na bolsa escrotal
Vermelhidão e inchaço na aqui uretra
Em Mulheres:
Secreção anormal na vagina
Dor ao urinar
Sangramento vaginal irregular
Dor durante as relações sexuais
Desconforto na região pélvica
Sintomas Adicionais:
A infecção pode comprometer a orofaringe, provocando irritação e desconforto, podendo acometer os olhos e o ânus, causando irritação, secreção e inflamação.
Modos de Contágio da Gonorreia
A principal forma de transmissão da gonorreia acontece durante o sexo sem preservativo, incluindo diferentes tipos de contato íntimo. Além disso, a infecção pode ser transmitida de mãe para filho, podendo causar problemas ao bebê, gerando inflamações severas nos olhos.
Diagnóstico da Gonorreia
A detecção da doença pode ser confirmado com exames específicos, incluindo:
Identificação da bactéria na urina: confirma se há contaminação na urina.
Coleta de secreção genital: realização de cultura bacteriana a partir de amostras biológicas.
Detecção genética da bactéria: análise detalhada do material genético da bactéria.
Tratamento e Prevenção da Gonorreia
A gonorreia é tratável com antibióticos, normalmente feita com esses medicamentos. No entanto, com o aumento da resistência dos micro-organismos aos antibióticos, é fundamental seguir as orientações médicas e realizar o tratamento completo para garantir a eliminação da bactéria.